domingo, 17 de novembro de 2013

Corda da Bruxa


A Corda da Bruxa é um feitiço muito antigo que é tradicional da noite de Samhain.

No hemifério norte :  31/10  e no hemisfério sul : 30 /04

 Constitui em trançar uma corda feita de barbantes ou fitas (de preferência de fibra natural) com a intenção de se realizar um pedido.

Existem muitas formas de se confeccionar a corda, e todas são válidas. 

Durante as celebrações de Samhain, o mais comum é confeccionar uma corda com pedidos para o ano novo, aquilo que você deseja levar para a nova roda que se inicia. Porém, as cordas podem também ser confeccionadas fora da época de Samhain, com a intenção de cura, amarração ou apenas a realização de um desejo.

Mesmo havendo várias formas de se trançar a corda, existem algumas “regras” que devem ser observadas em todas as confecções.

 Estas “regras”, na verdade, são uma simbologia padrão usada pelas bruxas para que a energia desejada seja colocada no feitiço, pois a simbologia correta nos coloca no estado de consciência certo para aquilo que queremos alcançar.

A primeira simbologia que se observa é que usam-se apenas 3 partes para trançar a corda. 

As bruxas procuram sempre trabalhar com números ímpares, e a simbologia do 3 é muito forte, pois se relaciona diretamente à Deusa, à Lua, que para nós representa a fonte de nosso poder.

 Através do número 3, nós colocamos o feitiço no útero da Deusa (também representado pelo caldeirão, que tem sempre 3 pés) para que ele seja consagrado e possa “nascer”, realizando-se. Essas três partes podem ser constituídas de apenas três barbantes/fitas ou formadas por vários barbantes/fitas de uma mesma cor. Isso realmente depende de você.

A segunda simbologia são as cores. Se você quiser trançar uma corda para somente um fim, trance-a com as três partes de uma mesma cor.

 Mas, se preferir, pode misturar até 3 cores relacionadas com o que você gostaria de obter. 

A simbologia das cores também é muito forte na bruxaria, e devemos nos atentar para o que cada uma significa.

Segue uma pequena lista das cores e suas relações:

Amarelo: Intelecto, criatividade, unidade, poder de concentração e imaginação; confidências, atração, charme, persuasão, aprendizagem, quebrar bloqueios mentais. 

Em geral para estimular os estudos. Simboliza também a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas.

Dourado ou Amarelo Claro: Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; para atrair sorte ou dinheiro rapidamente. a energia solar. 

Poderes divinos masculinos; neutralizar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências da Deusa.

Azul: Harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade no emprego, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica.

Azul-Marinho: Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições e afasta mentira ou competição indesejada.

Azul Royal: Alegria e jovialidade; potencializa energias.

Azul Claro: Cor espiritual; 
ajuda nas meditações de devoção e inspiração; traz paz e tranqüilidade para casa para casa. Erradia a energia do signo de aquário, sintetiza as situações.

Branco: Alinhamento espiritual, meditação, divinação, exorcismo, cura, paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade, força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade. Em geral, serve para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente para o seu pedido.

Laranja: Estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça, sucesso. Em geral para a criatividade.

Marrom: Para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos. Equilíbrio, força material, elimina a indecisão, estudo e sucesso financeiro.

Preto: Para afastar mau olhado, limpar a negatividade; simboliza a reversão, desdobramento, discórdia, proteção, libertação, repelindo a magia negra e as formas mentais de energia negativa. Representa o todo.

Púrpura ou roxa: Manifestações psíquicas, cura, poder, idealismo, progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, afastar o mal, adivinhação, renascimento e renovação, contato com entidades astrais. É a cor da espiritualidade na Wicca.

Verde: Fertilidade, sucesso, sorte, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia. Em geral para os desejos de cura e sorte.

Verde Esmeralda: Atrai amor, fertilidade e relação social.

Verde Escuro: É uma cor complicada, pois representa ambição, ciúme, cobiça, inveja.

Vermelho: Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor carnal, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo.

Rosa: Amor romântico e romantismo em geral, para atrair amor e para manter o amor na vida, feminilidade, delicadeza.

Prateada ou Cinza Clara: Remove a negatividade e encoraja a estabilidade, ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas.

 Atrai a energia da Grande Mãe.

 Vitória, meditação, poderes divinos femininos.

Quando você tiver decidido as cores que vai usar, separe as três partes da trança que constituirão sua corda.

Elas devem ser de um tamanho bom para que você possa trançá-la, observe inclusive a grossura das partes para que não fique muito difícil.

 Caso queira, as três partes podem ter a sua altura, representando você, já que as cores representarão aquilo que você quer trazer para a sua vida.

Ela pode ser feita ritualisticamente , em um ritual dentro do círculo, e consagrada no próprio ritual; pode também ser feita anteriormente e só depois consagrada em um ritual preparado por você só para a ocasião. 

Se for feito na noite de Samhain, consagra-se a corda no próprio ritual de celebração.

Para fazê-la, trance as três partes da corda normalmente, enquanto pensa nos intentos que está colocando nela, pedindo que a Deusa e o Deus lhe auxiliem a alcançar esses intentos e abençoem a corda que você está trançando. 

Tente não se distrair, para não acabar colocando energias indesejadas nela. 

Depois de trançar, pode-se também dar nós na corda, tradicionalmente 9, enquanto diz o seguinte encantamento (Em inglês faz mais sentido porque rima):


No 1° nó Meu feitiço aqui começa; (By knot of one, the spell’s begun.)

No 2° nó Nada mais vai impedir; (By knot of two, the magic comes true.)

No 3° nó Tudo vai se realizar; (By knot of three, so it shall be.)

No 4° nó Toda a força e fé terá; (By knot of four, this power is stored.)

No 5° nó Acontece pelas minhas mãos; (By knot of five, my will shall drive.)

No 6° nó A natureza presencia meu ritual; (By knot of six, the spell I fix.)

No 7° nó Será protegido pelo céu; (By knot of seven, the future I leaven.)

No 8° nó Será aprovado pelo vento; (By knot of eight, my will be fate.)

No 9° nó E meu será; (By knot of nine, what is done is mine.)

Quando você tiver terminado, pode colar ou costurar símbolos que se relacionem àquilo que você pediu, deixando a sua corda mais bonita.

 Isso pode ser feito, inclusive, após a consagração.

Após consagrá-la, pendure sua corda em um lugar visível, pois o feitiço começará a funcionar depois que ela estiver consagrada. 

Ela será um lembrete daquilo que você pediu, e lhe ajudará a alcançar isso. 

Por isso, quanto mais bonita ela estiver, melhor !